ENTREVISTA: Ilcirene Dias

ENTREVISTA: Ilcirene Dias

A Supervisora de Artes da Secretaria de Educação de Joinville (SC), município parceiro do Arte na Escola há 16 anos, afirma que investir em educação continuada do professor de Arte é melhorar também a alfabetização.


As ações inerentes a esta parceria não tem custo financeiro para a
Secretaria da Educação devido ao convênio de cooperação mútua.



Qual a importância da parceria da Secretaria da Educação com o Polo Arte na Escola Univille para a formação dos professores de arte?

Esta parceria é de grande importância, pois têm possibilitado durante dezesseis anos a constituição de grupos de estudos da educação infantil às séries finais. Nos grupos há aprofundamento conceitual e metodológico, trocas de experiências, visitas mediadas as exposições, participação em viagens de estudos, acesso a pesquisas e referências bibliográficas atualizadas sobre a arte e seu ensino. Assim como há apoio e orientação na implementação da proposta educativa em Arte da Secretaria da Educação, elaborada pelos professores de arte.

Tem-se acesso aos DVDs sobre arte feita no Brasil (120 dvds), que estão disponibilizados na Biblioteca da Univille e a todos os materiais educativos que o Arte na Escola elabora.

A Secretaria da Educação recebeu grande variedade de materiais educativos, livros, revistas e DVDs que foram incorporados ao acervo desta e posteriormente disponibilizados na Biblioteca Pública, para que os professores tenham facilidade de acesso.

Os professores de arte participam dos encontros, workshop, seminários, fóruns e congressos organizados pelo referido Programa.

A parceria é importante também pelas orientações, assessorias e acompanhamentos do desenvolvimento do ensino da arte à coordenação, aos supervisores e aos docentes de arte.

As ações inerentes a esta parceria não tem custo financeiro para a Secretaria da Educação devido ao convênio de cooperação mútua. À Secretaria ao longo desses anos coube apenas liberar os professores de arte para participar dos grupos de estudos (realizados mensalmente), aos encontros e eventos.

Quando é necessário trazer profissionais de fora da Univille para capacitação a partir de projetos específicos, então cabe à Secretaria o custo financeiro deste, mas a orientação e a indicação dos profissionais de referência no país e a mediação para que os mesmos venham ficam a cargo do Arte na Escola.

A partir do segundo semestre de 2011 os supervisores passaram a ter encontros periódicos com a equipe do Arte na Escola, com vistas a terem uma melhor compreensão do ensino da arte e assim terem respaldo conceitual e metodológico para supervisionar o ensino da arte no âmbito da escola.

Nesta parceria a Secretaria da Educação teve muitos ganhos e o Núcleo de Arte considera de fundamental importância a sua continuidade e esclarece que, todas as ações decorrentes dela foram sempre pensadas e planejadas em conjunto a partir das reais necessidades da área de arte da rede municipal de ensino, pois é fruto de avaliação criteriosa e contínua.

O Arte na Escola possui o Prêmio Arte na Escola Cidadã, em âmbito nacional, do qual a professora Rosane Mari dos Reis, foi premiada na categoria Educação Infantil e a professora Meriane Otero, foi finalista no ano seguinte, ambas concorreram com escolas de todo o território nacional.


Quais os planos da Secretaria da Educação para melhorar o aprendizado de arte dos alunos?

Dar continuidade à proposta de educação continuada com os grupos de estudos, realizar oficinas de capacitação aos professores de arte, por meio dos professores que tem uma prática docente consistente tanto do ponto de vista conceitual como educativo e que se prontificarem a socializar sua experiência docente. Acreditamos que estas oficinas por um lado valorizarão os professores que se destacam pela sua dedicação e o seu trabalho diferenciado em sala de aula. Por outro será um estímulo aos demais, pois estes perceberão concretamente que é possível sim ter um bom trabalho, apesar do tempo tão pequeno para o ensino da arte.

Ampliar, em parceria com o Programa Arte na Escola da Univille, o acompanhamento da implementação da proposta educativa em arte nas escolas, pelos professores, auxiliando na busca de referenciais visuais e conceituais, nas dificuldades que possam surgir.

Ampliar os espaços das Escolas Municipais com Sala de Arte, equipando-as com materiais disponíveis a criação e elaboração das construções dos alunos; equipar as bibliotecas das Escolas com material de arte para pesquisa do corpo docente e discente.

Ampliar a participação dos professores de arte em reuniões pedagógicas, pois estes ao compartilharem os conteúdos de arte, as formas de abordagens e os benefícios para o desenvolvimento da percepção, da sensibilidade, da atenção e do pensamento criativo têm contribuído significativamente para uma abordagem educativa mais integrada na escola, ajudando assim para a melhoria da qualidade da alfabetização.

Ampliar e capacitar os professores para uso das tecnologias nas aulas de arte. Aumentar o número de aula de arte, de uma aula semanal para duas aulas semanais, por turma. Pois estamos conscientes da importância desta disciplina para a formação humana e para a alfabetização, pois desenvolve a sensibilidade, a percepção, o pensamento crítico e criativo. Em pesquisa realizada pelo Instituto Arte na Escola observou-se que nas escolas que possuem um bom ensino da arte o índice de aproveitamento na língua portuguesa e matemática é maior, o que aumenta o índice no IDEB.

Para tanto o Núcleo de Arte da Secretaria da Educação, consciente do papel desta disciplina na formação das crianças e para o fortalecimento de uma consciência cidadã, apoia e estimula os profissionais para que participem da formação continuada, a fim de que a disciplina de Arte contribua para melhoria da alfabetização dos nossos alunos.

 

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