Dramaturgia da Infância

Seguindo nossa proposta de um artista por mês. O em abril o blog do Arte na Escola se dedica a Maria Clara Machado. Conhecida por sua dramaturgia voltada para o universo infantil, Maria Clara foi presença fundamental para a organização do teatro, dando espaço para a criação e pesquisa em seu "O Tablado", localizado no Rio de Janeiro.
Seus textos tratam do universo infantil com um olhar reflexivo sobre as transformações ocorridas na infância. O medo é tratado pelo viés de um fantasminha que tem medo de “gente” (Pluft, O fantasminha), o nascimento de Cristo ganha novas cores ao ser assistido através dor olhar de um boi e um burro(O Boi e o Burro a caminho de Belém). Estratégias de mudança de foco que renovavam o olhar de muitos que já haviam deixado a infância.
No site de O Tablado é possível verificar um enorme acervo sobre as montagens da dramaturga. Para professores de arte com habilitação em teatro trata-se de um site muito relevante para a pesquisa, podendo ser usado pelos próprios alunos em trabalhos na web.
Destaco o link que dá acesso a alguns números do Cadernos de Teatro, publicação organizada pelo Tablado na década de setenta, essencial para pesquisadores e professores.Seguindo nossa proposta de uma artista por mês. O em abril o blog do Arte na Escola se dedica a Maria Clara Machado. Conhecida por sua dramaturgia voltada para o universo infantil, Maria Clara foi presença fundamental para a organização do teatro, dando espaço para a criação e pesquisa em seu "O Tablado", localizado no Rio de Janeiro. Seus textos tratam do universo infantil com um olhar reflexivo sobre as transformações ocorridas na infância. O medo é tratado pelo viés de um fantasminha que tem medo de “gente” (Pluft, O fantasminha), o nascimento de Cristo ganha novas cores ao ser assistido através dor olhar de um boi e um burro(O Boi e o Burro a caminho de Belém). Estratégias de mudança de foco que renovavam o olhar de muitos que já haviam deixado a infância. No site de O Tablado é possível verificar um enorme acervo sobre as montagens da dramaturga. Para professores de arte com habilitação em teatro trata-se de um site muito relevante para a pesquisa, podendo ser usado pelos próprios alunos em trabalhos na web. Destaco o link que dá acesso a alguns números do Cadernos de Teatro, publicação organizada pelo Tablado na década de setenta, essencial para pesquisadores e professores.
http://otablado.com.br/cms/?p=88&cat=10

0 comentários: