Apresentação
O Programa Pró-Licenciatura, da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do Maranhão, idealizou o curso de Formação de Professores Tutores para a Pedagogia do Teatro em Rede, com o objetivo de promover a formação dos professores tutores que estão atuando no Programa, além de oferecer vagas ao público externo - professores de teatro e profissionais da Pedagogia do Teatro - que pretendam atuar na educação em rede (via Internet).
O curso será oferecido na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Arteduca - http://www.arteduca.unb.br/ava
Os estudos e práticas serão efetivados por meio de estratégias de educação a distância, fundamentadas na autonomia da aprendizagem, em trabalhos colaborativos e na articulação com a prática profissional do aprendiz.
Público alvo
Professores tutores que atuam no Programa Pró-licenciatura da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do Maranhão, e para profissionais licenciados em Artes Cênicas/Teatro que pretendam atuar como professores tutores em cursos de Teatro oferecidos na plataforma Moodle.
Perfil do Cursista
- Ser licenciado em Teatro/Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas ou cursando 7º período no primeiro semestre de 2012;
- Ter conhecimento básico de informática (domínio da Internet e editor de texto, uso de email, etc.);
- Possuir computador com a seguinte configuração:
- Kit multimídia (caixa de som, microfone e webcam);
- Programas: editor de texto, editor de apresentação, leitor de pdf e editor de imagem e vídeo;
- Ter acesso diário à Internet;
Características da Formação
. A DISTÂNCIA - com uso do Moodle e recursos e ferramentas disponíveis (http://www.arteduca.unb.br/ava).
. MODULAR - conforme programa apresentado a seguir.
. NÍVEL DE FORMAÇÃO – Extensão
. CERTIFICAÇÃO - UFMA
Metodologia
O curso caracteriza-se por estratégias de educação a distância, fundamentadas na autonomia de aprendizagem, em trabalhos colaborativos e na articulação dos estudos realizados com a prática profissional dos professores/estudantes matriculados no curso.
As atividades serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, com apoio da plataforma do Grupo Arteduca (IdA/Vis/UnB) em parceria com a UFMA . O curso terá carga horária de 80 horas, sendo 68 horas a distância e 12 horas presenciais (com 03 encontros presenciais de 04horas cada).
Período de inscrições: 21/12/11 a 23/01/12
Nova data: 19/12/11 a 05/03/12
Para efetivar a inscrição o candidato deverá preencher um formulário de inscrição (no blog), elaborar uma carta de intenção e um mini-currículo, e enviar para o seguinte e-mail: pedagogia.teatroemrede@gmail.com .
Seleção dos Cursistas:
Após o envio do e-mail de inscrição os documentos serão avaliados pela equipe pedagógica do curso e, posteriormente, a lista dos selecionados será afixada no mural da secretaria do Programa Pró-licenciatura de Teatro da UnB e da UFMA e publicada no endereço acima citado no dia 12/03/2012.
Carga horária: 80horas, sendo 68h a distância e 12 horas presenciais
Duração: 08 semanas.
Nº de vagas: 30 vagas
Taxa de inscrição : 10 reais, pagos após a seleção de currícuLink para baixar ficha de inscriçãolo.
Período de realização do curso: 30/01/12 a 26/03/12
19/03/12 a 14/05/12
19/03/12 a 14/05/12
Encontros Presenciais:
- 1º encontro – inicio do módulo 01 - (previsão) 24/03/2012
- 2º encontro – início do módulo 04 – (previsão) 14/04/2012
- 3º encontro – final do curso - (previsão) 12/05/2012
Encerramento das atividades do curso: 14/05/2012
Programa, estrutura, cronograma, formadores, datas e carga horária
Módulo | Temas | Professores Formadores | Semanas | C.H. |
1. Ferramentas do Moodle | Ingresso, navegação, interatividade e familiarização das ferramentas do Moodle. | Samanta Maciel e Evaldo Magno Anchieata | 1ª semana 19/03 a 25/03 | 10h (04 h presenciais e 06h distância) |
2. Fundamentos do curso | Informações básicas sobre o curso: objetivos, metodologia e estratégias de desenvolvimento. | Luzirene Rego | 2ª semana 26/03 a 01/04 | 10h |
3. Estratégias de ensino e aprendizagem a distância e Abordagens teóricas aplicadas à educação a distância | Aprender a aprender em educação a distância. Tutoria virtual e presencial. Características pedagógicas e tecnológicas dos ambientes virtuais de aprendizagem. Metodologia colaborativa em ambientes virtuais. | Getúlio Rosário Caetano Kalina Borba Cristina Silva Eliana Santos Luzirene Rego | 3ª semana 02/04 a 08/04 (Páscoa) 4ª semana 09/04 a 15/04 | 20h |
4. Tecnologias Contemporâneas na Pedagogia do Teatro | O uso das tecnologias contemporâneas na pedagogia do teatro. | Amanda Ayres Fernanda Areias Guilherme Carvalho | 5ª semana 16/04 a 22/04 6ª semana 23/04 a 29/04 | 20h (04h presenciais e 16h distância) |
5. Avaliação, acompanhamento e ajustes finais | Reflexão do processo de avaliação e debate sobre a criação de instrumentos de acompanhamento aos participantes, em cursos a distância, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem. | Marineide Câmara Luzirene Rego Tânia Ribeiro | 7ª semana 30/04 a 06/05 8ª semana 07/05 a 13/05 | 20h (04h presenciais e 16h distância) |
Equipe:
Coordenação do Curso: Luzirene Rego e Tânia Ribeiro
Coordenação Pedagógica: Luzirene Rego
Professores Formadores: Amanda Aguiar Ayres, Eliana Santos, Fernanda Areias, Getúlio Rosário Caetano, Guilherme Carvalho, Kalina Borba, Luzirene Rego, Marineide Câmara, Samanta Maciel e Tânia Ribeiro
Professoras Tutoras: Eliana Santos e Mara Pereira
Colaboradores: Amanda Ayres, Cristina Silva, Eliana Santos, Fernanda Areias, Getúlio Caetano, Kalina Borba, Marineide Câmara.
Administrativo: Samanta Maciel e Josiane Silva
Link para ficha de inscrição: Ficha de inscrição
Olá, onde serão os três encontros presenciais do curso "Formação de Professores Tutores para a Pedagogia de Teatro em Rede"?
ResponderExcluirGrata!
Olá Renata. A princípio são três encontros presenciais.No entanto não esta descartada a possibilidade de mais encontros caso o professor ache necessário para o melhor andamento da turma.
ResponderExcluirAlém daquele documento existente no blog é necessário o envio de curriculo, ja que na própria ficha existe o minicurrículo?
ResponderExcluirNão é preciso.
ResponderExcluir