Mestrado Profissional em Arte

Na última quinta-feira, 10, foi lançado pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) o edital Nº 006/2014, sobre o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes).
O curso, voltado a professores de arte da Educação Básica, de instituições escolares e/ou culturais públicas, será semipresencial com oferta em âmbito nacional, realizado em 11 universidades brasileiras. Relacionado ao ensino das Artes Cênicas, Artes Visuais e da Música, o curso concederá aos alunos o título de Mestre em Artes.
O programa é coordenado pela Udesc e tem como Instituições de Ensino Superior (IES) associadas a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), e as universidades federais da Bahia (UFBA), do Ceará (UFC), do Maranhão (UFMA), de Minas Gerais (UFMG), do Pará (UFPA), da Paraíba (UFPB), do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Uberlândia (UFU).
Admissão
A admissão de discentes se dará por meio de um exame nacional de acesso, realizado de forma simultânea nas instituições associadas. Os candidatos passarão por prova escrita e prova de arguição.
O Prof-Artes oferecerá ao todo 161 vagas, distribuídas nas onze IES associadas. Na Udesc serão disponibilizadas 24 vagas, sendo 11 para a subárea de Artes Cênicas, 8 para Artes Visuais, e 5 para Música. As inscrições estão abertas até o dia 24 de maio deste ano, sendo que as informações completas podem ser obtidas no edital.
Sobre o curso
O Prof-Artes é um programa de pós-graduação stricto sensu em Artes, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de arte para o exercício da docência na Educação Básica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.
Oferecido na modalidade semipresencial, em rede nacional, o programa está estruturado em duas linhas de pesquisa: “Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes”; e “Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes”. Duas disciplinas serão ofertadas na modalidade à distância, e o restante do curso será realizado presencialmente em cada IES.
No dia 12 de maio será realizado em Brasília um ato público de lançamento do programa, com a presença do coordenador do curso, o professor da Udesc André Carreira, dos 10 coordenadores das IES associadas e de representantes da Capes, Ministério da Cultura (Minc) e Ministério da Educação (MEC). A previsão é que o início das aulas ocorra em agosto.
Mais informações podem ser obtidas no site do programa ou pelo telefone (48) 3321-8370.
 http://www.floripanews.com.br/noticia/3661-udesc-abre-inscricoes-para-mestrado-profissional-em-artes

0 comentários: