Formação de Professores Tutores para a Pedagogia de Teatro em Rede



Apresentação

O Programa Pró-Licenciatura, da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do Maranhão, idealizou o curso de Formação de Professores Tutores para a Pedagogia do Teatro em Rede, com o objetivo de promover a formação dos professores tutores que estão atuando no Programa, além de oferecer vagas ao público externo - professores de teatro e profissionais da Pedagogia do Teatro - que pretendam atuar na educação em rede (via Internet).
O curso será oferecido na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Arteduca - http://www.arteduca.unb.br/ava
Os estudos e práticas serão efetivados por meio de estratégias de educação a distância, fundamentadas na autonomia da aprendizagem, em trabalhos colaborativos e na articulação com a prática profissional do aprendiz.

Público alvo

Professores tutores que atuam no Programa Pró-licenciatura da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do Maranhão, e para profissionais licenciados em Artes Cênicas/Teatro que pretendam atuar como professores tutores em cursos de Teatro oferecidos na plataforma Moodle.

Perfil do Cursista

  • Ser licenciado em Teatro/Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas ou cursando 7º período no primeiro semestre de 2012;
  •  Ter conhecimento básico de informática (domínio da Internet e editor de texto, uso de email, etc.);
  • Possuir computador com a seguinte configuração:
    • Kit multimídia (caixa de som, microfone e webcam);
    • Programas: editor de texto, editor de apresentação, leitor de pdf e editor de imagem e vídeo;
  • Ter acesso diário à Internet;

Características da Formação

. A DISTÂNCIA - com uso do Moodle e recursos e ferramentas disponíveis (http://www.arteduca.unb.br/ava).
. MODULAR - conforme programa apresentado a seguir.
. NÍVEL DE FORMAÇÃO Extensão
. CERTIFICAÇÃO - UFMA

Metodologia

O curso caracteriza-se por estratégias de educação a distância, fundamentadas na autonomia de aprendizagem, em trabalhos colaborativos e na articulação dos estudos realizados com a prática profissional dos professores/estudantes matriculados no curso.
As atividades serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, com apoio da plataforma do Grupo Arteduca (IdA/Vis/UnB) em parceria com a UFMA . O curso terá carga horária de 80 horas, sendo 68 horas a distância e 12 horas presenciais (com 03 encontros presenciais de 04horas cada).
 
Período de inscrições: 21/12/11 a 23/01/12   
Nova data: 19/12/11 a 05/03/12 
Para efetivar a inscrição o candidato deverá preencher um formulário de inscrição (no blog), elaborar uma carta de intenção e um mini-currículo, e enviar para o seguinte e-mail: pedagogia.teatroemrede@gmail.com
Seleção dos Cursistas:
Após o envio do e-mail de inscrição os documentos serão avaliados pela equipe pedagógica do curso e, posteriormente, a lista dos selecionados será afixada no mural da secretaria do Programa Pró-licenciatura de Teatro da UnB e da UFMA e publicada no endereço acima citado no dia 12/03/2012.


Carga horária: 80horas, sendo 68h a distância e 12 horas presenciais

Duração: 08 semanas.

Nº de vagas: 30 vagas

Taxa de inscrição : 10 reais, pagos após a seleção de currícuLink para baixar ficha de inscriçãolo.

Período de realização do curso: 30/01/12 a 26/03/12
19/03/12 a 14/05/12


Encontros Presenciais:
  • 1º encontro – inicio do módulo 01 - (previsão) 24/03/2012
  • 2º encontro – início do módulo 04 – (previsão) 14/04/2012
  • 3º encontro – final do curso - (previsão) 12/05/2012

Encerramento das atividades do curso: 14/05/2012

Programa, estrutura, cronograma, formadores, datas e carga horária
Módulo
Temas
Professores Formadores
Semanas
C.H.
1. Ferramentas do Moodle
Ingresso, navegação, interatividade e familiarização das ferramentas do Moodle.
Samanta Maciel e Evaldo Magno Anchieata
1ª semana
19/03 a 25/03
10h (04 h presenciais e 06h distância)
2. Fundamentos do curso
Informações básicas sobre o curso: objetivos, metodologia e estratégias de desenvolvimento.
Luzirene Rego
2ª semana
26/03 a 01/04
10h
3. Estratégias de ensino e aprendizagem a distância e Abordagens teóricas aplicadas à educação a distância
Aprender a aprender em educação a distância. Tutoria virtual e presencial.

Características pedagógicas e tecnológicas dos ambientes virtuais de aprendizagem.
Metodologia colaborativa em ambientes virtuais.
Getúlio Rosário Caetano
Kalina Borba

Cristina Silva
Eliana Santos
Luzirene Rego
3ª semana
02/04 a 08/04 (Páscoa)
4ª semana
09/04 a 15/04
20h
4. Tecnologias Contemporâneas na Pedagogia do Teatro
O uso das tecnologias contemporâneas na pedagogia do teatro.
Amanda Ayres
Fernanda Areias
Guilherme Carvalho
5ª semana
16/04 a 22/04
6ª semana
23/04 a 29/04
20h (04h presenciais e 16h distância)
5. Avaliação, acompanhamento e ajustes finais
Reflexão do processo de avaliação e debate sobre a criação de instrumentos de acompanhamento aos participantes, em cursos a distância, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem.
Marineide Câmara
Luzirene Rego
Tânia Ribeiro
7ª semana
30/04 a 06/05
8ª semana
07/05 a 13/05
20h (04h presenciais e 16h distância)



Equipe:
Coordenação do Curso: Luzirene Rego e Tânia Ribeiro
Coordenação Pedagógica: Luzirene Rego
Professores Formadores: Amanda Aguiar Ayres, Eliana Santos, Fernanda Areias, Getúlio Rosário Caetano, Guilherme Carvalho, Kalina Borba, Luzirene Rego, Marineide Câmara, Samanta Maciel e Tânia Ribeiro
Professoras Tutoras: Eliana Santos e Mara Pereira
Colaboradores: Amanda Ayres, Cristina Silva, Eliana Santos, Fernanda Areias, Getúlio Caetano, Kalina Borba, Marineide Câmara.
Administrativo: Samanta Maciel e Josiane Silva
Link para ficha de inscrição:  Ficha de inscrição
          


4 comentários:

  1. Olá, onde serão os três encontros presenciais do curso "Formação de Professores Tutores para a Pedagogia de Teatro em Rede"?
    Grata!

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata. A princípio são três encontros presenciais.No entanto não esta descartada a possibilidade de mais encontros caso o professor ache necessário para o melhor andamento da turma.

    ResponderExcluir
  3. Além daquele documento existente no blog é necessário o envio de curriculo, ja que na própria ficha existe o minicurrículo?

    ResponderExcluir