Curso de Extensão O Vídeo na Cena Teatral



O Pólo Arte na Escola UFMA em  parceria com o NESTA  (Núcleo de Estudos em  Subjetivação, Tecnologia e Arte ) da UFRGS, irá oferecer o curso de extensão O vídeo no teatro contemporâneo: apropriações para uma estética digital na formação de docentes em teatro. 

Este curso esta vinculado a pesquisa da doutoramento da Profa.Fernanda Areias, docente de Teatro do Departamento de Artes/ UFMA. Trata-se de um curso de extensão certificado pela UFRGS.O mesmo terá uma etapa online e outra presencial, totalizando 30 horas.

Pretende-se ao final do curso que o professor discente seja capaz de articular tais conceitos em seus processos criativos e ainda estimular uma aproximação destes quando no contexto escolar, propondo aos seus futuros alunos um entendimento e diálogo com esta possibilidade estética do teatro de seu tempo.

Serão abertas 05 vagas para ex-alunos da Licenciatura em Teatro e alunos da Licenciatura em Teatro externos ao PIBID.

Abaixo apresentamos uma tabela descritiva sobre a estrutura proposta para o curso:

O vídeo no teatro contemporâneo

Apropriações para uma estética digital na formação de docentes em teatro
Conceitos abordados
Breve descrição
Carga Horária
Panorama histórico
Apresentação acercado uso do vídeo no teatro. Iniciando com as primeiras experiências ainda na década de vinte à propostas contemporâneas
5h
Tele presença
Investigação acerca do corpo apresentado pelo vídeo, mas ausente fisicamente da cena. Percepções sobre experiências em variados grupos teatrais. Presença e efeito de presença. Investigação prática de técnicas possíveis com ferramentas de vídeo streaming.
5h
Corpo Expandido
Possibilidades de alteração da corporeidade do interprete através do uso do vídeo. Zooms, planos detalhe, cortes, possibilidades até então cinematográficas, inseridas na cena. Performatividade x Teatralidade . Investigação prática com o auxílio de ferramentas de Vj, associadas a câmeras, projetores e Switch Rca.
10h
Vídeo cenografia
Propostas cenográficas que usem o vídeo como elemento principal. Investigação prática acerca da cenografia mapeada, utilizando software livre para mapeamento.
5h
Apresentação de experimento prática
Propostas desenvolvidas pelos alunos e apresentadas.
5h

Seguem informações sobre o curso

Espetáculo Júlia (Cia Vértice/RJ)


Inscrições até 18/03

Divulgação dos aprovados por email: 19/03

Sem custo 

Link para inscrição: 

                                                      Image Map

0 comentários: